Câncer e Hereditariedade

O câncer é uma doença causada por alterações em algumas funções dos genes. Genes são estruturas dentro das células que definem todas as características de um ser humano, como a cor do cabelo e dos olhos. A maioria das pessoas nasce com genes normais. 

Instituto do cancer Anastacia
Ao longo da vida, por uma ou mais razões, essas estruturas podem se modificar tornando-se defeituosas. Quanto mais tempo se vive maior é a quantidade de alterações que podem levar ao aparecimento do câncer. Em alguns casos, um gene alterado pode ser passado para o feto durante a gravidez. Neste caso, quando o bebê nasce carrega consigo maior risco de desenvolver um câncer. Porém, a maior parte dos cânceres não é hereditária, isto é, não é  transmitida de pais para filhos. 
Quando isso acontece, a doença tende a aparecer na infância ou juventude, já que o bebê foi gerado com genes alterados. Os cânceres hereditários mais comuns são de mama, cólon, ovário, pâncreas, retinoblastoma (retina) e a leucemia (sangue). O projeto genoma está desvendando os mistérios dos genes e o aparecimento do câncer. Informações atualizadas podem ser obtidas em consultas médicas ou em serviços de aconselhamento genético.

 

 

telefone

Entre em contato 

Tire todas as suas dúvidas

clique aqui para falar conosco
Faça sua doação para ajudar o instituto anastácia

Recebemos doações

Faça a sua doação no instituto.

Leia Mais...
Instituto

Instituto do Câncer

Conheça o instituto do Câncer.

Leia Mais...